Nesse post, conto como foi minha experiência a partir das viagens de trem que fiz pelas cidades da Itália. Simplesmente AMO fazer viagens de trem e na Itália não poderia ser diferente (como foi realizar o sonho de conhecer a Itália)… Não sou especialista no assunto, mas já comprei dezenas de passagens de trem para a Europa e então decidi compartilhar aqui todas as informações necessárias para viajar de trem de forma tranquila. Continue lendo esse post e saiba o que deu, e o que não deu certo para mim. Então sem mais delongas, confira a seguir 10 dicas para andar de trem pela Itália.
Onde comprar a passagem de trem entre as cidades da Itália
Tudo vai depender do país que você está buscando conhecer. Como estava, especificamente, com viagem marcada para a Itália comprei praticamente todas as minhas passagens diretamente no site da Trenitalia. Então caso queira pesquisar o preço ou comprar sua passagem, clique agora mesmo AQUI.
Confira 10 dicas para andar de trem pela Itália
DICA 1: Garanta o seu bilhete para o trem muito tempo antes
Compre seus bilhetes com a máxima antecedência possível, por dois motivos: para conseguir um preço melhor e também para garantir sua parada no destino desejado. Eu estarei voltando para a Itália em Janeiro de 2020 e já estou no aguardo da liberação do calendário para poder comprar minhas passagens de trem. Então sim, comprando antes conseguirei economizar alguns bons euros.
DICA 2: Atenção às estações de trem. Confira mais de uma vez se está comprando para o lugar certo!
Observe com o máximo de cuidado para quais estações de trem está comprando seus bilhetes para não ter futuramente nenhuma surpresa desagradável. Exemplo: você quer um bilhete de trem para conhecer Veneza, mas ao comprá-lo, emite o bilhete com destino final Veneza Mestre, e não Veneza Santa Lucia, CUIDADO! Então fique atento a essas questões! Confira, confirme e só depois efetue a compra!
DICA 3: Viaje o mais leve possível
Não leve muita bagagem no trem, apenas uma pequena mala, tipo aquelas que você pode levar consigo no avião. Essa parte é muito importante: pense, planeje e organize-se para facilitar ao máximo o seu deslocamento, viabilizando a viagem, permitindo que ela seja agradável e não estressante. Eu não tinha essa visão na minha primeira viagem e literalmente me ferrei! Então viaje leve!!!!!!!
DICA 4: Não queira conhecer todo um país de uma vez, menos é MAIS
Planeje poucas cidades, acredito que menos é sempre mais! O que adianta só passar pelas cidades e não conhecê-las de verdade? Dependendo da cidade, até 3 dias é pouco! Então defina isso com carinho. Leia sobre a cidade, veja o que tem de interesse para fazer nela, decida essa questão com cautela e não corra tanto, e então deguste de verdade a sua viagem. Com certeza, neste caso, menos é mais!
DICA 5: Pontualidade, caso contrário…
Seja pontual! Os trens, na sua maioria, não atrasam. É praticamente certo que ele partirá no horário marcado, então esteja na estação com no mínimo 30 minutos de antecedência. Eu, cautelosa e neura que sou, chego sempre 45 minutos antes! E se a estação de trem for gigante? Você ainda terá que procurar a plataforma do seu trem. Então seja cauteloso e chegue antes do horário. As últimas viagens de trem que fiz foram para o Canadá, em Julho de 2019. Fiz os trechos Montreal/Ottawa, Ottawa/Quebec City e Quebec City/Montreal, e vi 2 pessoas perderem seus trens. Foi tenso! Planeje-se para chegar com folga na estação.
DICA 6: Deixe para ir ao banheiro no trem
Caso esteja na estação de trem e tenha batido aquela vontade de ir ao banheiro, se possível, aguarde para ir no trem mesmo. Normalmente nas estações (ao menos na Itália) é cobrado cerca de €1 para utilizar o toillete! Então se puder economizar, melhor, não é mesmo?
*Isso vai depender da estação e do país. No Canadá não precisei pagar nenhum centavo em nenhuma das estações. Já no México tive que desembolsar umas moedas…
DICA 7: Se possível, leve um lanchinho com você
Dependendo do tempo que ficará no trem, será preciso se alimentar. Se der, leve um pequeno lanche para aguentar chegar ao seu destino final! Então caso precise, compre algo no trem mesmo. Se este for de alta velocidade, há boas opções de biscoitos e até saladinhas. Surpreendentemente, nem achei tão caro! Comprei uma latinha de coca, uma garrafa de água e um biscoito por €6,50. Se pensarmos quanto pagamos por um lanchinho no aeroporto do Rio, por exemplo?! Penso que o preço para o lanche no trem está até OK! Mas se puder, porque não economizar, não é mesmo????
DICA 8: Fique de olho na plataforma
Fique constantemente atento à plataforma do seu trem, acompanhando sempre! Assim que ela estiver disponível no painel, encaminhe-se para a sua plataforma e procure o seu trem. Não deixe para a última hora.
DICA 9: Verifique seu vagão e assento
Se ele for de alta velocidade, seu lugar já é marcado, então fique atento ao número da sua “carrozza” e do seu “posti”, e acomode-se. Nada de sentar em outro lugar. Agora é só aguardar que não demora muito, um funcionário da empresa passará para conferir seu bilhete!
DICA 10: Tenha sempre seu bilhete em mãos
Fique o tempo todo com ele em mãos, ou então se você for como eu, no celular (economize papel sempre que puder). Só o descarte quando sua viagem acabar!
Então espero ter te ajudado com o post “Dicas para andar de trem pela Itália“, até a próxima e uma maravilhosa viagem de trem para você. ;)
Confira outros posts:
Oi, Tati! Você comprou as passagens aqui ou lá?
Oi Marcos, comprei todas pela internet aqui do Brasil mesmo! :)
Tati, amei! Super esclarecedor! Parabéns! Bjs!
Que bom que gostou Neyla. Fico mega feliz! Brigadaaaaaa :)