Seja qual for seu estilo de viagem, o fato é que há muito o que fazer em Quebec – ou Quebec City, capital da província de mesmo nome, cidade mais antiga do Canadá e uma das principais do país, que recebe sempre muitos turistas de diversas partes do mundo e tem atrativos diversos que agradam a todos.
Única cidade fortificada da América do Norte, Quebec tem aproximadamente 5 km de extensão de muros construídos no passado para proteção. E então, desde meados da década de 1980, é considerada patrimônio mundial da Unesco.
Dessa maneira Quebec é um destino de muita cultura e história, com construções preservadas e um estilo europeu. Além disso, é uma cidade muito bem estruturada, limpa e segura. E embora a língua oficial seja o francês, praticamente todos também falam inglês com fluência, o que facilita a comunicação para os viajantes.
Neste texto listei algumas dicas de passeios em Quebec. Por isso, se você está planejando viajar para lá, dá só uma olhada no que vale a pena incluir no seu roteiro!
CONFIRA:
- O que significa a sigla SSSS no cartão de embarque
- Um passo a passo completo para tirar o passaporte
- Para finalizar que tal 5 dicas para economizar e conseguir viajar
Não esqueça do seguro viagem!
Uma viagem sem seguro viagem pode trazer muitas dores de cabeça e gastos exorbitantes. Portanto, não deixe de contratar agora mesmo seu seguro. Então clique aqui agora mesmo para cotar e reserve com a gente sem pagar nada a mais por isso.
O que fazer em Quebec – Melhores passeios
Vieux-Quebéc
Vieux Quebéc, ou Velha Quebec, é a parte antiga e histórica da cidade e não é muito grande, o que faz com que seja o local perfeito para andar com calma, se perdendo nas ruazinhas estreitas e de pedra, observando o tempo passar. Além disso, é a parte da cidade na qual você vai passar a maior parte do tempo, pois tem construções com arquitetura belíssima, edifícios coloniais, várias lojinhas, bistrôs, restaurantes e hotéis. Além disso, a área é cercada pela muralha e se divide entre Cidade Baixa (Basse Ville) e Cidade Alta (Haute Ville). Se você for procurar hotel para se hospedar em Quebec, essa é uma região bastante procurada, então fica a dica :) Compre AQUI o tour pela Vieux-Quebec.
Château Frontenac
É o principal cartão-postal de Quebéc, um antigo castelo onde hoje funciona um hotel de luxo da rede Fairmont. Com toda a certeza, daqui se tem uma vista incrível de vários pontos da cidade.
A construção do século XIX, inegavelmente, impressiona pelo tamanho e sofisticação. É possível entrar em algumas partes, gratuitamente, mas para fazer a visita completa é cobrado um ingresso. Compre AQUI o tour guiado pelo Château Frontenac.
Notre-Dame de Quebéc
A catedral construída no século XVII é um dos principais monumentos históricos da cidade e uma das igrejas mais antigas da América do Norte. Ela foi destruída durante a conquista inglesa no século XVII, reconstruída e destruída novamente por um incêndio no começo do século XX. E foi então só em 1920 que esta foi reconstruída novamente. Compre AQUI um tour que inclua Notre Dame de Quebéc.
CONFIRA TAMBÉM: Planejamento de roteiro de viagem
La Citadelle
Construção da primeira metade do século XIX tem formato de estrela e já foi um forte. Hoje funciona como museu de história militar e quartel, e além disso, mantém a tradição da troca de guarda, que acontece todos os dias do verão às 10h. O museu possui um acervo com mais de 300 anos de história. Ele funciona todos os dias, de 10h às 16h. Compre AQUI o tour Hop-on Hop-off no qual você também poderá visitar La Citadelle.
Parc des Champs-de-Bataille
Para quem prefere atrativos mais naturais, este parque é bem bonito. Além disso, é um local cheio de história, por ter sediado batalhas entre franceses e ingleses que disputavam o domínio do Canadá. Hoje é um espaço com muito verde, muito frequentado por pessoas que querem praticar atividades físicas ou mesmo curtir alguns momentos de tranquilidade ou fazer um piquenique. Lá fica o Musée National Des Beaux-Arts (Museu Nacional de Belas Artes), que conta com um grande acervo permanente e outras exposições.
Place D’Armés
Uma praça com uma bela fonte e também um ponto onde há muitos bares e muito movimento, ainda mais para quem gosta de curtir a noite. É um local histórico, com canhões antigos e também carruagens nas quais é possível fazer um passeio pela região.
L’Escalier du Casse-Cou
Em português, a escada “quebra pescoço”. É a escadaria que liga a parte alta da cidade (Haute Ville) à parte baixa (Basse Ville). São 170 degraus. É possível ir à pé, mas dá para ir de uma parte à outra também pelo furniculaire, que é uma espécie de bondinho.
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE: O que fazer em Nova York de graça
Place Royale
É o marco zero da cidade, uma pracinha pequena, na região central, mas muito charmosa, com construções típicas da época em estilo francês. Também tem galerias de arte, museus, restaurantes e cafés. É onde fica a Catedral de Notre-Dame.
Quartier Petit Champlain
Fica perto da praça e também mantém o estilo francês do passado em suas construções, além de ter restaurantes e lojinhas.
Foi restaurada na década de 1970 e então se transformou em um local mais turístico. É onde está a rua de mesmo nome que é a mais antiga da América do Norte. Esta rua é aberta apenas para pedestres, visto que carros não tem permissão para circular por aqui.
Rio Saint-Laurent
O rio São Lourenço é o principal da região, pois passa por alguns municípios canadenses e na fronteira entre Estados Unidos e Canadá. Em Quebec há passeios de barco que proporcionam uma forma diferente de ver a cidade, com destaque para o Château Frontenac. Além disso, outra opção é visitar a cidade de Levis, que fica do outro lado da margem.
Grand Allée Est
Uma das principais avenidas de Quebéc, é também uma das mais movimentadas, com muitos restaurantes, bares e cafés. Portanto, outro local ideal para conhecer a pé e andando com tranquilidade ou para curtir a noite na cidade.
Hôtel du Parlement
Fica na Grand Allée Est e é um edifício enorme, imponente e luxuoso, com arquitetura típica francesa, onde atualmente funciona a Assembleia de Quebec. Tem jardins lindos na parte da frente. E durante a semana é possível fazer uma visita gratuita para conhecer do lado de dentro, e então ver de perto todos os detalhes e aprender um pouco mais sobre a história política do Canadá.
Observatoire de la Capitale
Este observatório fica no 31° andar de um prédio chamado Marie-Guyart Building, na cidade velha. De lá se tem uma vista panorâmica de toda Quebec, com suas belas construções, a mistura entre o antigo e o moderno, e é possível ver também os principais pontos turísticos. Então uma dica é fazer no primeiro dia de viagem, para ter esse panorama geral antes de começar os passeios, ou no último, depois de ter visitado cada lugar e poder fechar a viagem vendo tudo do alto. É ideal para quem gosta de tirar fotos para guardar de recordação, pois a vista é incrível. O observatório funciona de terça a domingo, de 10h às 17h. O ingresso custa em torno de 15 dólares canadenses.
Confira também qual a Melhor época para ir a Disney
Musée de la Civilisation
Certamente uma das principais atrações de Quebec, especialmente para quem gosta de passeios mais culturais. O Museu da Civilização funciona em um prédio com bela arquitetura e que, por si só, já vale uma visita. Tem acervo permanente e exposições temporárias, de temas diferentes, mas sempre ligados de alguma forma ao desenvolvimento do país nos aspectos culturais, artísticos e históricos. O museu funciona de terça a domingo, de 10h às 17h. O ingresso custa em torno de 15 dólares canadenses.
Terraço Dufferin
Mais um local para quem gosta de ter vistas panorâmicas das cidades. Do alto deste terraço o visual é incrível, ainda mais da parte velha de Quebéc, com destaque para o Château Frontenac e o Rio São Lourenço.
Porte St. Louis
Portão de entrada da cidade alta, fica na muralha que fazia a divisa, é imponente e bem preservado e, mesmo já tendo sido reconstruído algumas vezes, mantém as características antigas, então o torna um local interessante de ser visitado.
Onde comer em Quebec
Casse Crepe Breton
Casse Crepe Breton está bem avaliado no Trip Advisor, ocupando a décima sexta posição. É portanto, considerado uma opção de restaurante econômico. Os crepes são preparados na hora e o preço é honesto. Há sugestões, mas você pode montar o seu como desejar. Nós optamos por pedir um salgado e um doce e dividimos. Está localizado em uma das ruas mais movimentadas da velha Quebec.
Média de preço: 12 dólares canadenses por crepe. Gastei ao todo pouco menos de CAN $ 35,00: crepe salgado + crepe doce com morango (sorvete e chantilly) + 1 pint (copo de chopp) + 1 coca. Então a relação custo benefício é boa.
Butique Mary’s Popcorn Shop
Tá aí um espaço onde o foco são as pipocas. Eu confesso que não comi, mas consegui experimentei quando peguei uma provinha na rua. Chocolate, queijo cheddar, caramelo. São tantos sabores que fica difícil escolher. Então confira na foto abaixo.
Aux Anciens Canadiens
É um restaurante com comida típica de Quebéc, um dos mais famosos da cidade, mas não é isso que faz dele um local que merece ser visitado pelos turistas. Aliás, a construção onde hoje funciona o restaurante, a Casa Jaquet, é a mais antiga da cidade, com data de meados do século XVII. É um pouquinho caro, mas vale a pena a visita por conta da experiência.
Onde ficar em Quebec
Com o dólar nas alturas, é preciso ter bastante cuidado para escolher o hotel ideal na cidade de Quebec. Por isso, separamos para você algumas opções de hospedagem com um bom custo benefício.
Fairmont Le Chateau Frontenac
Este hotel é muito bem avaliado no TripAdvisor, tendo mais de 6.000 avaliações. A localização é ótima, ademais fica perto da Old Quebec e do Quartier Petit Champlain, uns dos pontos turísticos citados anteriormente no post.
Os quartos possuem:
- Ar-condicionado
- Frigobar
- Televisão
O hotel possui:
- Estacionamento
- Internet gratuita
- Piscina
- Bar
- Academia
Observações:
O hotel não possui café da manhã incluso na diária e aceita animais de estimação.
Então reserve o hotel Fairmont Le Chateau Fontenac AGORA mesmo.
Le Monastère des Augustines
Le Monastère não tem tantas avaliações como o anterior, mas é uma boa opção para ficar em Quebec. Sua nota no TripAdvisor é 4,5. Sua localização é o ponto principal, pois ele fica entre a alta e a baixa cidade, podendo chegar a pé facilmente. É simples, mas eficiente para quem quer aproveitar a cidade e não pretende ficar tanto no quarto de hotel.
Os quartos possuem:
- Ar-condicionado
O hotel possui:
- Estacionamento
- Internet gratuita
- Academia
Observações:
O hotel possui café da manhã incluso na diária.
Então reserve o hotel Le Monastère des Augustines AGORA mesmo.
B&B Au Petit Roi
O B&B Au Petit Roi tem mais de 100 avaliações no TripAdvisor e possui nota 4,0. Tem uma boa localização, sobretudo você precisará andar cerca de 900 metros para chegar na parte mais cobiçada da cidade, a old Quebec.
Os quartos possuem:
- Ar-condicionado
- Televisão
- Ferro
- Secador de cabelo
- Cafeteira
- Frigobar
O hotel possui:
- Estacionamento
- Internet gratuita
Observações:
Foi essa a minha opção quando estive em Quebec e o fator decisivo para eu ter optado por ele foi, sem dúvida alguma, o valor atraente da tarifa. O B&B Au Petit Roi possui café da manhã incluso na diária preparado pelo próprio dono.
Reserve o hotel B&B Au Petit Roi AGORA mesmo.
Hotel du Vieux Quebec
Este hotel possui estilo europeu antigo e é muito bem localizado na cidade de Quebec. Sua nota no TripAdvisor é 5,0.
Os quartos possuem:
- Ar-condicionado
- Geladeira
- Cofre
- Televisão
O hotel possui:
- Estacionamento
- Academia
- Internet gratuita
- Serviço de lavanderia
Observações:
O hotel possui café da manhã incluso na diária.
Reserve o hotel du Vieux Quebec AGORA mesmo.
Auberge Saint Antoine
Ele fica localizado ao longo do rio São Lourenço e está super bem localizado, bem perto de pontos turísticos como Museum of Civilization, Parc de l’Unesco e Place Royale.
Os quartos possuem:
- Ar-condicionado
- Televisão
- Frigobar
- Cofre
O hotel possui:
- Estacionamento
- Internet gratuita
- Academia
- Sauna
- Serviço de lavanderia
Observações:
O hotel possui café da manhã incluso na diária e aceita animais.
Então reserve o Auberge Saint-Antoine AGORA mesmo.
Hôtel Le Germain Québec
Este hotel possui mais de 1.000 avaliações no TripAdvisor e sua nota é 5,0. Além disso, ele possui ótima localização em Quebec City. O Le Germain está localizado a 5 minutos da histórica Cidadela da Cidade de Quebec e do Governors Garden.
Os quartos possuem:
- Ar-condicionado
- Frigobar
- Televisão
- Cofre
O hotel possui:
- Estacionamento
- Internet gratuita
- Academia
- Serviço de lavanderia
Observações:
O hotel possui café da manhã incluso na diária e aceita animais.
Então reserve o hotel Le Germain Québec AGORA mesmo.
Castel d’Amerique Francaise
Essa opção possui mais de 200 avaliações no TripAdvisor e tem uma nota 5,0. Fica perto de locais como Upper Town e Basilique Cathedrale.
Os quartos possuem:
- Ar-condicionado
- Geladeira
- Secador de cabelo
- Televisão
O hotel possui:
- Internet gratuita
Observações:
O hotel possui café da manhã incluso na diária.
Reserve o hotel Castel d’Amerique Française AGORA mesmo.
Em resumo, estas são algumas das minhas dicas do que fazer em Quebec. Entretanto, como a cidade não é tão grande, dá para fazer muita coisa a pé, o que é ótimo para conhecer melhor os lugares e se sentir por alguns instantes como se tivesse voltado no tempo nessa cidade tão charmosa!
Outros posts que você provavelmente deve gostar:
- Parques da Disney em Orlando: Guia completo
- Onde ficar em Orlando: hotéis com ótimo custo benefício
- O que fazer em Verona
- Dicas para economizar em Londres