Sendo um dos pontos da cidade mais visitados pelos turistas e moradores do Rio, a Urca é sinônimo de beleza e calmaria. Além do famoso Pão de Açúcar, há diversos lugares incríveis para se visitar no bairro. Euzinha, como moradora de Copacabana, bairro vizinho, tenho ido frequentemente de bike por lá.
Veja também:
Viajar sozinha: 5 dicas para conseguir viajar sem os filhos e o marido
A bem da verdade, as minhas visitas à Urca começaram por conta da pandemia. É engraçado como algumas coisas estão do nosso ladinho e nada da gente prestar atenção nelas, né?! Por conta disso, resolvi escrever este post dando algumas dicas do que fazer na Urca, e prometo que à medida que for descobrindo mais coisinhas para fazer por lá, volto aqui e enriqueço esse post. Espero que vocês gostem e se tiverem algo para compartilhar sobre a Urca, podendo ser desde restaurante a sugestões de hospedagem, usem o espaço dos comentários.
ÍNDICE:
⇨ Um pouco de história
⇨ Como chegar à Urca
⇨ O que fazer na Urca
⇨ Onde comer na Urca
Urca: GUIA COMPLETO
A Urca é um dos meus bairros preferidos no Rio de Janeiro. Além do ilustríssimo Pão de Açúcar, a região tem um charme sem fim que sempre me cativou. Mesmo sendo pequena, a Urca tem muitos lugares para visitar, restaurantes e bares muito bem recomendados e pontos incríveis para tirar lindas fotos.
Um pouco de história
Que tal saber um pouquinho da história deste bairro? Você sabia que por muito tempo a Urca nem ao menos existia? Pois é, era tudo água! No século XVI, quando estava havendo muitos conflitos entre portugueses, franceses e índios, a região servia de base militar para os portugueses. Em 1870, ela quase começou a mudar, mas construções foram impedidas nesse bairro por medo de facilitar o acesso à forte base militar.
Foi só em 192, que Oscar de Almeida Gama, engenheiro à frente do projeto, criou a Sociedade Anônima “Empresa da Urca”, com o objetivo de colocar em prática as ideias para criar o que a Urca é hoje. Inicialmente foi construído o cais, depois os primeiros prédios e só então, a Urca tornou-se, de fato, um bairro residencial.
Como chegar à Urca
Há muitas formas de chegar à Urca, e todas elas são bem fáceis. Segue o passo a passo para:
Como chegar à Urca de ônibus
As linhas 107, 513 e o Circular 2 são boas opções para você, pois qualquer uma delas serve para chegar à Urca. De qualquer forma, é sempre bom conferir no aplicativo Moovit como está a situação das linhas no dia que você for usar. Assim, você evitará surpresas!!!! :)
Como chegar à Urca de metrô
O metrô mais próximo da Urca é a estação de Botafogo. A saída dela não é pertíssimo da Urca, então você tem duas opções: ir andando ou pegar o ônibus 513 na Rua Voluntários da Pátria. Mas fique atento, eu não recomendaria ir andando já que é um pouquinho longe e o Rio de Janeiro não é um dos lugares mais seguros do mundo, não é mesmo? Tenha cautela!
Como chegar à Urca de bicicleta
Essa é a forma que eu mais curto ir para a Urca. É um jeito econômico e divertido, além de ser ótimo para praticar um exercício, não é mesmo? Saindo de Copacabana, é bem fácil de ir. Só precisa seguir a ciclovia da Orla sentido Leme. Ao chegar no Hotel Hilton, localizado na Avenida Atlântica, basta virar à esquerda e seguir a ciclovia que continua no meio da pista em direção ao Shopping Rio Sul. No meio do percurso tem um túnel, mas é bem tranquilo de passar. Siga a ciclovia até a Urca que não tem erro. Só tome cuidado com pedestres e carros, pois infelizmente há muitas pessoas que não respeitam a ciclovia. Nesses casos, precisamos ter cuidado redobrado para evitar acidentes…
O que fazer na Urca
Muitas pessoas acham que a Urca se resume ao Pão de Açúcar, mas é aí que elas se enganam. Este bairro é repleto de beleza e lugares para se visitar.
Veja no mapa abaixo todas as atrações que abordamos nesse post:
Sendo assim, preparei uma listinha do que fazer na Urca com 11 dicas imperdíveis para quem quer aproveitar ao máximo essa bairro pitoresco.
1- Suba no Pão de Açúcar
É claro que o primeiro da lista não poderia ser diferente. O Pão de Açúcar é um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro e famoso no mundo todo. É, sem dúvida alguma, uma atração imperdível! Se você está visitando a cidade, não pode deixar de ir. A entrada para o Bondinho fica bem pertinho da Praia Vermelha e do IME (Instituto Militar de Engenharia).
Compre aqui seu ingresso para o Bondinho e evite filas!
A atração do Pão de Açúcar funciona da seguinte forma: primeiro você pega o Bondinho e ele te deixa no Morro da Urca. Depois quando você pega novamente no segundo trecho, chega ao Morro do Pão de Açúcar. Tanto no Morro da Urca, quanto no Morro do Pão de Açúcar, há várias coisas para ver e fazer. Museus, lugares para comer ou apenas lanchar, bancos para sentar, vistas MARAVILHOSAS para tirar muitas fotos.
Recomendo, que se puder, vá em um dia ensolarado, com poucas nuvens e sem chuva. O passeio é a céu aberto, possibilitando belíssimas fotos, logo o ideal é que o esteja bom.
Ah, sugiro também que disponha de algumas horas, não faça esse passeio com pressa. O lugar é lindo e tem muita coisa para se ver. Portanto, reserve pelo menos 3 horinhas para fazer esse passeio. Assim, você conseguirá ver tudinho, tirar suas fotos e aproveitar a vista que é de emocionar (sou suspeita pra falar, né?).
2- Visite a Praça General Tibúrcio
Outra parada obrigatória na Urca é a Praça General Tibúrcio. Ela fica bem em frente à entrada do Bondinho e possui um lindo monumento para admirar. Além disso, de lá você consegue ter uma bela vista do Pão de Açúcar.
3- Conheça a Praia Vermelha
Logo mais adiante, pertinho da Praça General Tibúrcio e da entrada do Pão de Açúcar, você encontra a famosa Praia Vermelha. É uma praia bem pequena, ainda mais se comparada a Praia de Copacabana, perfeita para fazer SUP e canoagem. Mesmo se você não quiser dar um mergulho, vale a pena sentar por alguns minutos e admirar tamanha beleza natural. Ah, se quiser deixar esse momento perfeito, que tal tomar uma água de coco?!
4- Faça uma caminhada pela Pista Cláudio Coutinho e a trilha do Morro da Urca
Ao lado da Praia Vermelha, começa a Pista Cláudio Coutinho, que tem 1,25km de extensão. Ela é ideal para quem gosta de praticar exercícios (ou quem sabe continuar se você chegou até a Urca de bike hein?! ;), dar uma corrida ou apenas caminhar e apreciar a vista.
É pela Pista Cláudio Coutinho que você tem acesso a tão conhecida trilha do Morro da Urca. Sim, isso mesmo, há a possibilidade de acessar o Morro da Urca sem pagar nadinha. É uma trilha tranquila e muito bem sinalizada que te leva à primeira parada que o Bondinho faz. Se animou? Eu devo fazer essa subida ainda essa semana…
11 lugares para ver o pôr do sol no Rio de Janeiro
5- Vá ao Museu de Ciências da Terra
Você sabia que a Urca até museu tem? Pois é, este bairro na Zona Sul tem de tudo! O Museu de Ciências da Terra fica bem pertinho da entrada da Urca. Lá você encontra coleções de minerais, meteoritos, rochas, fósseis e documentos únicos relacionados à memória geológica. São mais de 10 mil amostras de minerais (brasileiros e estrangeiros) e de meteoritos, além de 12 mil rochas e 35 mil fósseis catalogados.
Infelizmente no momento o Museu encontra-se fechado para reforma, mas assim que ele estiver aberto, atualizo este post com todas as informações para vocês. Acesse o site para saber mais.
6- Sente e aprecie a vista na Mureta da Urca
A Mureta da Urca é um dos grandes points dos cariocas. É comum todos os dias encontrar pessoas sentadas ali comendo, bebendo e conversando, um dos passatempos favoritos de quem mora no Rio de Janeiro. O lugar é bem badalado, principalmente por conta da vista incrível. Não é muito confortável ficar sentado ali por um longo tempo, mas que vale a pena tomar pelo menos uma cervejinha pela experiência, isso eu tenho absoluta certeza!
7- Tire uma foto no Quadrado da Urca
Próximo da Praça Cacilda Becker, o Quadrado da Urca é um patrimônio tombado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade. Ele foi inaugurado para sediar as partidas de polo aquático durante os Jogos Sul-Americanos em 1922. Depois das competições, a grande piscina natural se tornou, ao longo dos anos, ponto de atracação de embarcações pesqueiras e de passeio. É um ótimo lugar para tirar fotos lindas.
8- Vá até a Igreja Nossa Senhora do Brasil
Seguindo a Mureta da Urca, em algum momento você chega na Igreja Nossa Senhora do Brasil, uma pequena construção bem simples e linda. Dizem que o cantor Roberto Carlos, que mora no bairro, vai à missa nessa igrejinha todos os domingos. Vale a pena tirar uma foto em frente para registrar.
9- Passe em frente à Praia da Urca
Além da Praia Vermelha, temos a Praia da Urca. Ela não é recomendada para banho, então eu não indico para realmente sentar na canga, pegar um sol e se molhar. Mas seguindo pela Mureta da Urca, vale a pena passar por ela, tirar uma foto de outro ângulo da Baía de Guanabara e continuar o passeio.
10- Visite o campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro
No comecinho da entrada da Urca, você encontra um dos campus da UFRJ, a Universidade Federal do Rio de Janeiro. É um prédio amarelo, antigo, muito tradicional. Mas você sabia que a ideia da construção não era ser uma faculdade e sim um hospício? O objetivo inicial era ser o Hospício Pedro II para tratamentos. Em 1949, o edifício foi cedido à Universidade do Brasil, que decidiu restaurar e adaptar as instalações para ser sua sede.
11- Tire uma foto na parede do Mural-Grafite de Ciências
Mais um lugar incrível para tirar foto no bairro da Urca. Há apenas 10 minutos de caminhada do Pão de Açúcar, a parede de pinturas fica no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e foi pintado pela artista Gabriela L. Tores.
12- Outros atrativos para fazer na Urca
- Escalada
- Visitar o antigo Cassino
- Visitar a Fortaleza de São João
Onde ficar na Urca
Vai se hospedar na Urca? Veja nossa sugestão de hospedagem:
Localizado na Praia da Urca com uma vista privilegiada e um simples mas agradável café da manhã, o atendimento no Hotelinho se diferencia pela simpatia e singularidade dos donos que atendem os hóspedes de maneira especial.
Classificação no booking: 9,3
Valor médio da diária para o casal: R$ 266,00 (incluído café da manhã)
Onde comer na Urca
Veja nossas sugestões de restaurantes na Urca:
1- Bar da Urca
Este é um dos restaurantes mais tradicionais do Rio de Janeiro. Inaugurado em 1939, virou patrimônio cultural carioca desde 2012. Além da comida excelente, o diferencial do Bar da Urca é que os pedidos são feitos diretamente no balcão e as pessoas se sentam na mureta que fica bem em frente a ele. Lá sempre tem gente e com certeza, é um ponto turístico imperdível para quem vai à Urca. O pastel de camarão é um dos melhores que já comi, e eu super recomendo. Outros deliciosos petiscos pedidos por lá são: bolinhos de bacalhau, sardinha frita, pastelzinho de siri e empada de camarão. Se você não quiser sentar na mureta para consumir, há também a opção de sentar dentro do restaurante, no segundo andar.
2- Flor da Urca
Outra opção de restaurante na Urca é o Flor da Urca. Atendimento muito bom, comida gostosa e cerveja bem gelada. Recomendo fortemente também!
3- Boteco Belmonte
O Belmonte é um barzinho bem tradicional no Rio de Janeiro. Na verdade, existem algumas franquias espalhados pela cidade, sendo assim não poderia faltar um deles na Urca.
4- Le Bistrô Urca
Se quer comer com uma vista incrível da Praia da Urca, esse é o lugar certo. Tá aí uma opção de restaurante um pouquinho mais caro que os anteriores, mas em compensação, os pratos são bem bonitos podendo servir até duas pessoas dependendo da fome.
5- Clássico Beach Club Urca
O Clássico Beach Club Urca também possui pratos lindíssimos. O preços é um pouco mais salgado, mas se você pode investir um pouco mais na sua refeição, recomendo bastante.
6- Flutuante Rio
Eu confesso que não conheço o restaurante Flutuante Rio, mas estou doidinha para ir. Só de ser um restaurante flutuante já é o máximo, não é mesmo? Ele fica bem em frente ao Bar da Urca, basta pegar uma balsa e a gente já chega nele. Quando eu experimentar a comida de lá, volto aqui e conto o que achei.
7- Terra Brasilis
Quer almoçar ou jantar admirando o Pão de Açúcar e o Bondinho? O Terra Brasilis tem esse cenário como plano de fundo.
Há diversas opções como:
Caldos servido no pão italiano – valor R$ 35,00
Fondue – a partir de R$ 69,00
Pratos executivos (apenas de segunda a sexta até as 15:00) – entrada + prato principal – a partir de R$ 39,00
O Terra Brasilis também possui opções de pratos infantis, pizzas e uma extensa carta de vinhos.