Trancoso é um pequeno pedaço de paraíso localizado no sul da Bahia. E, ao contrário do que possa parecer, dá para economizar muito nesta viagem e aproveitar o que há de melhor nesse destino. Então vem comigo que vou te contar algumas dicas de como viajar para Trancoso gastando pouco.
Índice:
- História de Trancoso
- Como chegar
- Quando ir
- O que fazer
- Onde ficar
- Como gastar pouco em Trancoso
CONFIRA: Dicas para otimizar sua viagem para Jericoacoara – guia completo
Não esqueça do seguro viagem!
Uma viagem sem seguro viagem pode trazer muitas dores de cabeça e gastos exorbitantes. Portanto, não deixe de contratar agora mesmo seu seguro. Clique aqui agora mesmo para cotar e reserve com a gente sem pagar nada a mais por isso.
História de Trancoso
O cenário paradisíaco foi descoberto em 1500, quando os padres jesuítas desembarcaram no local para catequizar os índios. Na década de 70, Trancoso foi refúgio de um grupo de hippies, permanecendo intocado até o boom do turismo, em meados dos anos 90. De lá para cá, Trancoso recebeu infraestrutura, sem perder seu charme único.
Como chegar a Trancoso
Trancoso é um distrito do município de Porto Seguro, por isso, a melhor alternativa para quem chega de avião é desembarcar no Aeroporto de Porto Seguro. Se estiver pensando em comprar uma passagem para Salvador atenção, este fica a aproximadamente 700 km de distância. Há diversas maneiras de chegar a Trancoso, estando no aeroporto de Porto Seguro é possível continuar a viagem:
De carro:
Sem dúvida alguma, a forma mais cômoda é alugar um carro, assim terá mais liberdade e autonomia. É necessário pegar a BR-367 e depois a BA-001, também conhecida como Estrada de Trancoso. São 73km do aeroporto até Trancoso.
De transfer:
Fechar um traslado desde o aeroporto ao vilarejo pode ser uma opção para os que prezam o conforto e a tranquilidade. Chegando ao aeroporto não precisará se preocupar com nada, só olhar a plaquinha buscando o seu nome e pronto.
De táxi + balsa + van (se estiver com a grana curta, esta é a melhor opção).
Como chegar em Trancoso sem carro – Saiba mais clicando aqui
Quando ir a Trancoso
Trancoso é um lugar que pode ser visitado o ano todo! Em toda época do ano faz sol por lá e dá para aproveitar as praias praticamente todos os dias. O clima é quente, então tire as roupas frescas do armário e aproveite!
Contudo, um época que recomendamos ser evitada é a alta temporada de verão. Trancoso fica muito cheio e os preços de hospedagem ficam absurdos, principalmente nos feriados de carnaval e ano novo. Se você quer viajar para Trancoso gastando pouco, evite ir durante este período e as férias de julho.
Resumindo: Trancoso é para todos os gostos! Quem gosta de agito deve conhecer o povoado no réveillon ou durante o verão. Já quem opta pelo descanso, pode ir fora de temporada para encontrar o lugar mais tranquilo. Quanto ao clima, os meses em que menos chove por lá são agosto e setembro. Março, abril e maio são os meses com mais probabilidade de chuvas.
CONFIRA: Calendário completo com os feriados de 2020!
O que fazer em Trancoso gastando pouco
Uma coisa é verdade: o pequeno povoado pode parecer rústico, mas tem de tudo, desde bons hotéis a ótimos restaurantes. Por lá, o turista não terá dificuldade em encontrar o que fazer durante sua estadia.
Quadrado
O principal ponto turístico de Trancoso é o Quadrado. Lá você encontra diversas casas coloridas que funcionam como lojas de marcas famosas, a Igreja São João Batista e o mirante com vista para o mar.
Igreja de São João Batista
Um dos ícones do Quadrado é a Igreja de São João Batista, que foi construída em 1656.
A igreja está localizada estrategicamente de costas para o mar, então, qualquer foto que se tire é possível conferir o contraste entre a Igreja branca, o jardim e o mar, possibilitando um enquadramento paradisíaco. Logo atrás há um pequeno mirante, que dá vista para as lindas praias de: Nativos e Coqueiros.
As praias – quais vale a pena conhecer
Praia dos Nativos
A Praia dos Nativos é a que fica mais próxima do Quadrado. Para conhecê-la, basta descer as falésias e caminhar um pouco a pé. Por possuir uma extensa faixa de areia, os melhores hotéis de frente para o mar estão localizados nessa praia.
Praia dos Coqueiros
Na maré baixa, piscinas naturais se formam na Praia dos Coqueiros, tornando o lugar ainda mais surpreendente. O acesso também é bastante fácil desde o Quadrado, basta descer uma ruazinha. Essa é a praia com mais infraestrutura da região. Aqui você encontra os famosos: Café de la Musique e UXUA Beach Bar.
Praia do Espelho
A Praia do Espelho já foi considerada uma das mais bonitas do Brasil pelo The Telegraph e The Guardian. Rodeada por falésias e mar azul, a praia é exuberante, com toda a certeza vale a visita. Eu simplesmente, APAIXONEI!
Em Trancoso, durante o dia, o programa ideal com toda a certeza é ir às praias da região. Já a noite, a melhor alternativa é curtir o centrinho do povoado, conhecido como o famoso Quadrado. É ali onde tudo acontece, há várias opções de bares, restaurantes e lojas de artesanatos. Mesmo que boa parte do agito por ali seja noturno, não deixe de separar algumas horas de luz solar para uma rápida visita a Praça São João Batista, a fim de ver e fotografar o colorido de suas casas.
Onde ficar: dicas de hospedagem
Quer dica de hospedagem em Trancoso? Confira como foi a minha experiência na Pousada Calypso.
Review da Pousada Calypso em Trancoso
Confira aqui também outras dicas de pousadas no Quadrado em Trancoso.
Como gastar pouco em Trancoso
Quem planeja viajar para Trancoso gastando pouco, deve conhecer o vilarejo na baixa temporada, beneficiando-se dessa forma das tarifas amigáveis das pousadas. Outra sugestão para gastar pouco por lá, é aproveitar suas praias: primeiro porque são lindíssimas, segundo porque o acesso é gratuito, e você só paga se consumir alguma coisa nas barracas ou restaurantes. Mas fique atento, muitos estabelecimentos cobram uma “consumação mínima”, antes de se acomodar, certifique-se para evitar surpresas.
Então conhecer Trancoso é se encantar pela natureza do local. Esse vilarejo consegue unir muito bem, o charme e o rústico, em perfeita harmonia. Tudo isso sem contar que viajar gastando pouco em Trancoso é possível sim, embora o melhor da região ainda seja de graça: aproveitar suas praias e curtir o ambiente.
Quero muito conhecer. Só preciso me organizar nas datas, pq subiria de carro :)
Amei o post, muito obrigada pelas dicas. :*
Vale demais Aline, eu sonho em voltar. Espero que as dicas ajudem. Ah, tem conteúdo aqui no blog sobre a pousada que fiquei, super recomendo! Beijão =)
Sou doooida pra ir, da próxima me leva na mala, Tati, pls! Deliciosa a foto da Praia do Espelho, babei! Hahahaha
Maria é uma praia incrível,amará com certeza! Seria maravilhoso a gente lá, tiraríamos cada foto massa! Grande beijo ;)
Ainda não conheço. Já fui a Porto Seguro, tipo bate e volta, mas não cheguei a ir em Trancoso. Lendo teu post a vontade aumentou ainda mais! Principalmente pelas boas dicas!! ;) Beijinhos
Márcia querida, vai se apaixonar, tenho certeza! Que tal marcarmos eu, Otavio, você e Cássio? Se disser que sim, topo reservar uma pousada já! Bjo grande
Irei conhecer Porto Seguro e seus arredores em Agosto, pretendo conhecer Trancoso, mas tenho uma dúvida, irei cedo e quero a aproveitar a noite de lá, tem como voltar a Arraial D ajuda a noite?
Márcia tudo bem? Espero que ainda dê tempo! Tem ônibus e van, os 2 funcionam à noite mas não recomendaria o ônibus, pois acredito que demore muito. Optaria pela van ou uber. Aproveite muito esse paraíso de lugar. Bjo grande