Cânion do Itaimbezinho em Cambará do Sul

0
3330
Cânion do Itaimbezinho

No início da minha programação para Gramado, uma coisa eu tive certeza logo que comecei a fazer o roteiro: o tempo não seria suficiente para ver tudo o que a cidade tem a oferecer. O que não falta em Gramado é atração, tem de tudo! Tem passeio para todos os gostos. Então ao fazer o roteiro, você pode optar por:

  • fazer boas comprinhas: jaquetas de couro, sapatos e chocolates são ótimas pedidas;
  • bater perna por suas ruas incluindo a Rua Coberta, até cansar;
  • conhecer a cidade vizinha chamada Canela;
  • Aproveitar e dar uma pulo no Vale dos Vinhedos, ou se preferir, passar uns 2 ou 3 dias por lá;
  • Fazer o tradicional passeio de Maria Fumaça;
  • Conhecer a cidade através do tour Bustour;

Foi difícil escolher o que fazer nos dias que fiquei na cidade, mas aceitei que não conseguiria ver tudo e priorizei aquilo que acreditava ser mais interessante no momento. Então foi assim que incluí o passeio do Cânion do Itaimbezinho na minha lista.

Que tal ler:  “Como surgiu a ideia de visitar Gramado em pleno Natal Luz”

Cânion do Itaimbezinho: Saiba tudo AQUI

O Cânion do Itaimbezinho é considerado não só a principal atração do Parque Nacional dos Aparados da Serra, mas também o maior cânion da América Latina.

Onde fica e como chegar ao Cânion

Fica na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a cerca de 115 km de Gramado, levando em média 2 horas de carro.

Cânion do Itaimbezinho cambara do sul

Quer saber mais sobre o Cânion do Itaimbezinho? Então clique aqui e acesse a página do parque.

Como foi o passeio ao Cânion do Itaimbezinho

A van passou na Pousada que eu estava hospedada no horário combinado (9:00 da manhã), e na sequência em outros hotéis para pegar o restante do grupo. O motorista de nome Marquinhos foi solícito e atencioso desde o primeiro momento. Então fui no banco da frente para aproveitar e conversar sobre a cidade.

A grande distância do centro de Gramado ao parque, sem dúvida alguma, é um ponto negativo para ser avaliado por quem deseja visitar o cânion. Os últimos 18 quilômetros são de estrada de chão, e é preciso ter cautela e paciência. Nada que a vista não compense mais tarde. Pense nisso quando estiver querendo desistir do passeio.

Então após 2 horas e meia, chegamos ao tão esperado Parque. Há duas trilhas para serem percorridas por lá: a Trilha do Vértice e a Trilha do Cotovelo.

Trilha do Vértice

A Trilha do Vértice é uma trilha curta próxima a borda do cânion, possui apenas 1,5 km de extensão.

Trilha do Cotovelo

Já a Trilha do Cotovelo é para os fortes, 6 km de extensão. A maior parte do trajeto é percorrida por uma antiga estrada de terra do parque e o restante do caminho é feito pela borda do Cânion. Para facilitar a caminhada, use roupas leves e confortáveis e claro, um bom tênis. Não deixe de passar protetor solar e lembre de levar boné e repelente. Recomendo levar ao menos 2 garrafas de água por pessoa.

Fiz as 2 trilhas e gostei bastante. Curti as duas, mas se puder ir em uma apenas, aconselho a menor.

Cânion Itaimbezinho cambará do sul

Depois da trilha mais longa, que levamos cerca de 2 horas ao todo, era o momento do pic nic.

Cânion Itaimbezinho area

Estava incluso no valor do passeio a parada para um pequeno lanche. Havia suco, água, refrigerante, 2 tipos de frutas (banana e maçã), bolo e um sanduíche. Pelo que observei quando naveguei pelo site do Turismo Gramado, há um outro Tour para o Itaimbezinho com almoço incluso. Então claro que nesse caso, o valor é mais alto.

Ficou interessada em fazer o passeio ao Cânion do Itaimbezinho + Pic Nic? Então clique no link a seguir, consulte o preço e verifique se há disponibilidade na data desejada.

Então quero deixar registrado o meu agradecimento a Turismo Gramado pelo convite. Ainda quero reforçar a você leitor, que só publico a minha experiência real, sendo ela relatada de forma transparente. Tenho consciência da importância do papel e influência que um conteúdo digital tem na decisão de fechar qualquer serviço para a sua viagem e isso é levado a sério por aqui.

Gostaram do post? Então deixe aqui o que achou nos comentários.

Deixe uma resposta