2020 acabou de começar e tá chegando uma das épocas mais aguardadas de todos os anos, o Carnaval. Aqui no Rio de Janeiro, os cariocas amam essa época e o que não falta é bloco pela rua todos os dias com muita alegria e animação. Por isso, decidimos trazer hoje um post sobre Carnaval Sustentável, dando dicas de como aproveitar a folia gerando menos lixo.
CONFIRA: Feriados 2020 e dicas de destino para cada época.
Fantasias
Na minha opinião, uma das melhores coisas do Carnaval é poder vestir fantasias e não ser julgada por isso. Afinal, é Carnaval! Infelizmente, é uma época na qual as pessoas geram muito lixo. Fantasias compradas para usar uma vez na vida e que são descartadas logo depois, purpurina e serpentina que fazem muito mal ao meio ambiente e muito lixo jogado no chão.
A dica principal aqui é tentar usar roupas que você já tenha. Sei que às vezes é super difícil conseguir fazer sua fantasia sem comprar nada, mas a ideia é um Carnaval sustentável, ou seja, gastar e gerar lixo o menos possível.
Outra dica é sempre pensar em fantasias que não sejam quentes. Durante os blocos o que você mais vai sentir é calor, então aposte em roupas leves e fresquinhas. Bodys, tops, partes de cima do seu biquíni e shorts confortáveis são ótimas pedidas para aproveitar os blocos.
Segue algumas sugestões de fantasias fáceis de fazer e que não geram tanto lixo:
Se você quer muito investir em fantasias mais elaboradas, escolha uma marca que seja sustentável como a Lab77.
VEJA TAMBÉM: O que fazer em Petrópolis.
Glitter e purpurina
Para quem não sabe, a purpurina que vende em lojas comuns e que todo mundo costuma usar em Carnaval e até em festas fora de época são extremamente prejudiciais ao meio ambiente, pois são feitos de microplásticos. Ainda mais que o glitter é retirado no banho pós bloco e vai parar nos oceanos, contaminando e perturbando o ecossistema. Esse glitter que todos conhecem NUNCA se decompõe, então NUNCA deixa de existir. Permanece no fundo dos oceanos para sempre.
Por isso, a nova onda que está cada vez mais conquistando a galera é o bioglitter, que é feito de minerais ou algas. Brilhe com consciência.
O que levar na pochete
- Leve seu copo, caneca, garrafa, qualquer coisa, para não precisar usar plástico e ser mais ecológica na hora de tomar sua cervejinha ou água. Hidrate-se!
Compre aqui seu copo ecológico.
- Outra coisa que não pode faltar para quem gosta de tomar aquele drink no Carnaval é o canudo de metal. No Rio, o uso de canudos de plástico está cada vez mais escasso para a alegria do meio ambiente.
Compre aqui seu canudo de metal.
- Se você é aquela pessoa que gosta muito de jogar confete de papel no Carnaval, saiba que isso também gera muito lixo. Mas calma, nós temos a solução. A ideia aqui é picotar folhas secas em pequenos pedacinhos e usá-las como confete. DIY do confete ecológico: Recolha plantas do chão das ruas mesmo, como mangueira, cajueiro e castanholeira. Higienize com água e sabão neutro. Após, utilize um furador para fazer os confetes. Para guardar, use um saquinho que já tenha em casa, de preferência de papel.
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE: Dicas imperdíveis para quem vai para Paraty.
Outras dicas para um Carnaval Sustentável:
- Não aceite brindes de marcas em evento algum. Copos plásticos, abanadores, chapéu, camisetas. Todas essas coisas que provavelmente você nunca mais usará na vida.
- Opte por chegar aos blocos de transporte público ou bicicletas.
- Não jogue lixo no chão em hipótese alguma. Guarde o seu lixo e espere para jogá-lo na próxima lixeira que ver. O que mais tem durante os blocos grandes de Carnaval são lixeiras e garis fazendo o seu trabalho. Colabore!
- Dê preferência a consumir bebidas que venha em latas de alumínio, já que grande parte das latinhas são recicladas. Evite garrafas de vidro!