Minha casa, meu lar: 8 dicas que adotei para deixar minha casa acolhedora e mais organizada

0
2459
casa acolhedora

Agora mais do que nunca estamos presos dentro de casa. Todos nós estamos sentindo essa mudança, uns mais, outros nem tanto. E a verdade é que não tem momento mais propício para a gente repensar se a casa da gente realmente nos acolhe e nos proporciona bem estar, quanto agora. Um ambiente bagunçado, sujo e confuso não deixa a energia circular. Os benefícios de ter uma casa limpa e organizada são gigantes e há quem acredite que ela é uma reflexão daquilo que nós somos. Sendo assim, tenho feito de tudo um pouco para deixar a minha casa acolhedora e mais organizada. Por conta disso, tenho adotado algumas técnicas diariamente, e nesse post compartilharei essas dicas com você que também deseja organizar a sua casinha. Espero que curtam…

Veja também: 9 Dicas para começar bem o dia

Por que só agora decidi deixar a minha casa mais acolhedora e organizada?

Eu quase sempre estou no trabalhando ou viajando (atualmente estou em casa (se puder, faça o mesmo), por conta do corona) e por isso, confesso que havia deixado de lado investir tanto na minha casa. Estou tentando resgatar isso aos pouquinhos, a medida que vou ajeitando uma coisinha, pulo para outra e assim vai. E quer saber? Tem dado certo. Confira a seguir 8 dicas práticas que adotei para deixar a minha e/ou sua casa mais acolhedora.

O que tenho feito para manter a minha casa mais aconchegante

1- Tento manter a casa organizada o máximo possível

De acordo com o Feng Shui, nós trocamos de energia com o ambiente. Sendo assim, um ambiente desorganizado, certamente, deixa a energia da gente desequilibrada também. Daí a importância de manter o local arejado, organizado e limpo! Sempre que possível tenho cuidado da casa, porque desse modo sinto que estou cuidando de mim também. <3

2- Mantenho a pia limpa todo o tempo (ou quase)

Deixar a pia da cozinha limpa é algo que nos proporciona um bem estar sem tamanho, acordar e não ter louça então é mara demais! Eu tenho o hábito de lavar a louça a medida que estou fazendo almoço ou jantar, e isso facilita e muito o meu trabalho.

casa organizada
nada como uma pia vazia…

Ao terminar de preparar o almoço por exemplo, já emendo para esvaziar a pia da cozinha também. Não deixo acumular jamais!

3- Só mantenho em casa objetos que me dão alegria e ponto final

Esse para mim é um dos pontos mais importantes da lista. Sigo ele criteriosamente. Sou até estranha quando o assunto é guardar objetos, porque na dúvida sempre penso em me desfazer. Só guardo aquilo que me acrescenta de alguma maneira. Não sei se é certo, mas isso tem me feito avaliar melhor até na hora de comprar algo. Eu achei maravilhoso, lindo mesmo? Preciso? Gostei muito? Vou usar bastante? Vai valer o investimento para a minha pessoa? Estou realmente precisando disso? se sim, COMPRO! Fraquejo quando assunto é tecnologia (confesso), mas de resto tenho me comportado bem…

LEIA TAMBÉM: Lembranças de viagem que decoram a minha casa

4- Organizo a casa todo dia um pouquinho

Tão importante quanto dar uma geral em um ambiente, é manter a arrumação no dia a dia. Para isso, separo ao menos 15 minutos e me jogo. Ah, claro que em alguns dias desanimo, e isso é super normal (não me sinto nem um pouco culpada, faz parte da vida). O que posso dizer é que no dia seguinte, recomeço e sigo em frente.

5- Manter a casa VIVA é tudo de bom!

Eu não consigo pensar em algo que mantenha a casa mais viva que plantas e flores. A verdade é que, recentemente, comprei umas plantinhas e estou simplesmente apaixonada por elas. Sempre soube que elas ajudam a limpar o ar e dão uma boa refrescada no ambiente, mas a verdade é que sempre tive medo de não saber cuidar bem delas. Mas agora vou ter que enfrentar isso. Vida longa às minhas plantinhas! :)

6- Renovo, quase que diariamente, a energia da casa com incensos

Eu uso incensos quase que diariamente com o objetivo principal de renovar as energias da minha casa. Priorizo atualmente os naturais, sempre optando por acender um diferente cada dia. Ao acender um incenso (esse são os meus queridinhos no momento), aproveito para abrir as janelas, e circular com ele por todo o apartamento (isso é fácil, porque ele não é grande).

Depois de ter passado por todos os cômodos, coloco ele num incensário e deixo-o queimar até o final.

Tenho tentado comprar um difusor, mas ainda não consegui escolher entre as opções disponíveis. Tô achado que vou acabar comprando um de tomada mesmo. Mas vamos combinar o seguinte, assim que decidir por um deles, volto aqui para contar, ok?

7- Uso tudo o que tenho, nada de guardar e usar só em datas especiais

Sabe aquele jogo de jantar que você ganhou e deixa guardado para um ocasião para lá de especial? Então, eu não tenho isso. Uso absolutamente tudo o que eu tenho (isso se aplica a roupas também, mas isso é assunto para outro post). Eu poderia te dizer muitas coisas, mas vou resumir te falando que “a vida é trem bala e a gente é só passageiro prestes a partir”, e enquanto eu estiver por aqui, uso TUDO!

8- Conserto ou jogo fora: nada de colocar dentro do armário e esquecer

É isso aí, se algo fica ruim, eu paro para analisar. O conserto é viável, em relação a valor e durabilidade do objeto? Se sim, arrumo uma maneira de repará-lo o mais rápido possível. Se não for viável, já penso na melhor maneira de descartá-lo. Mas evito a todo custo colocar lá em cima do armário para consertar “quando der”. Sei que muitas vezes, esse dia não chega é nunca.

Curtiu o post? Deixa seu comentário…

Espero que tenha curtido este post e que ele te ajude de alguma maneira a deixar a sua casa mais acolhedora e organizada. Se tiver alguma dica mara para acrescentar nessa lista, por favor deixe aqui nos comentários e bora trocar figurinhas.

Deixe uma resposta