Praia do sono: O que fazer, como chegar e onde ficar

0
1278
praia do sono vista de cima

A Praia do Sono fica localizada na Vila de Trindade no Rio de Janeiro e pertence à cidade de Paraty. É um verdadeiro paraíso procurado por turistas que amam acampamento, cachoeiras, trilhas e é claro, calmaria! Como amo demais Paraty já fui diversas vezes, e ainda assim, só fui conhecer a Praia do Sono em 2021. O lugar é encantador e por isso, me senti na obrigação de compartilhar com vocês um pouco dessa viagem incrível.

Você verá neste post:

Onde fica a Praia do Sono
Quando ir a Praia do Sono
Como chegar a Praia do Sono
Bate e volta a Praia do Sono: sim ou não?
Onde ficar na Praia do Sono
O que levar para a Praia do Sono
O que fazer na Praia do Sono
Dicas para aproveitar ao máximo a Praia do Sono

Veja também: Dicas imperdíveis de Paraty

Praia do Sono: Guia completo

Onde fica a Praia do Sono

Como disse anteriormente, a Praia do Sono fica localizada na Vila de Trindade no Rio de Janeiro, a 27 km de distância do centro de Paraty. É importante ressaltar que a Praia do Sono faz parte da Reserva Ecológica Estadual da Joatinga e da Área de Proteção Ambiental de Cairuçu, que são unidades de conservação do ICMBio.

Quando ir a Praia do Sono

Geralmente encontramos tempo chuvoso no verão e dias mais secos no período do inverno. Portanto, o mais indicado é marcar sua viagem para a Praia do Sono entre junho e setembro, assim terá uma chance maior de se deparar com um clima mais ameno e não sofrer tanto com as chuvas. Neste período as temperaturas variam entre 18ºC e 20ºC. Prepare-se para o friozinho!

Estou te dando essa recomendação mas me aventurei e fui no mês de Janeiro. Dei uma sorte danada pois fiquei hospedada na Praia do Sono por 5 noites e não peguei 1 dia sequer de chuva. Dessa maneira, só posso te dizer que se tivesse que arriscar novamente o faria com toda certeza.

Como chegar a Praia do Sono

A Praia do Sono está bem pertinho tanto de Paraty quanto de Trindade, a cerca de 240 km do Rio de Janeiro. Em contrapartida, é preciso frisar que chegar nessa praia não é tão fácil assim, e acredito que esse é o motivo dela permanecer tão preservada mesmo nos dias de hoje. Mas calma, dá para chegar. Se tiver disposição e paciência de ler esse post até o final, você terá o material completo para chegar na Praia do Sono sem “grandes dificuldades”. Eu consegui, então vem comigo que te darei o passo a passo.

Saindo do centro da cidade de Paraty, é preciso seguir as placas que indicam o caminho para Trindade (se possível, coloque no app “Waze” para garantir). O destino final é o Condomínio Laranjeiras, onde os carros ficam estacionados. Só é possível seguir de carro até este ponto, a partir daí você precisa escolher encarar uma trilha ou pegar um barco para chegar ao destino final.

É possível deixar seu carro guardadinho e pagar um estacionamento na região por 20 reais/dia, em média. O tempo de viagem de Paraty até esse trecho durará cerca de 35 minutos.

Uma outra alternativa para quem não quer ou não pode ir de carro é fazer o trajeto de ônibus. É bem simples também: entre na Vila Oratório, número 1040 e peça informação de onde saltar direitinho para pegar a trilha ou o barco. O tempo de deslocamento de ônibus é de 40 minutos aproximadamente e custa por volta de 5 reais, portanto, é uma boa pedida para quem quer economizar ao máximo na viagem.

A partir do Condomínio de Laranjeiras, é possível seguir até a Praia do Sono por trilha ou barco.

Siga de trilha ou barco

Se optar pela trilha saiba que seu nível de dificuldade é considerado moderado, aproximadamente 3km ao todo, com tempo de deslocamento de 45min a 1h20min. Apesar de não ser uma trilha difícil, você terá que enfrentar algumas subidas e descidas durante o trajeto. Cuidado ao realizar a trilha em dias chuvosos, o percurso ficará escorregadio, com toda certeza. Ah, é importante lembrar que a entrada é totalmente gratuita.

Se desejar fazer o trajeto pelo barco, levará cerca de 15 minutos apenas, mas terá que desembolsar R$ 35,00, por trecho. Normalmente, o horário de funcionamento do barco é de 8h às 18h fora de temporada e de 8h até às 19h no verão.

Bate e volta: sim ou não?

Mas a pergunta que não quer calar é: Vale a pena permanecer na praia do sono ou um bate e volta é suficiente? Sou suspeita para falar, pois adorei o clima do lugar e acabei ficando 3 noites por lá. Claro que tudo vai depender do seu momento e do que você está buscando. Na praia do sono tudo é muito simples e a vibe do lugar é curtir sua energia, aproveitando para ter contato com a natureza. Coisa rara para quem mora numa cidade frenética como o Rio de Janeiro. Fiquei sem sinal de celular e sem internet durante toda a minha estadia na praia do sono e viver essa experiência foi muito enriquecedora para mim.

Portanto, eu diria que vale super a pena um bate e volta, mas recomendo que fique mais dias por lá se você curtir a vibe como eu e tiver possibilidade de gastar um pouquinho mais com estadia e alimentação.

Onde ficar na Praia do Sono

Como disse anteriormente, a palavra que representa perfeitamente a praia do sono é simplicidade, logo não espere luxo decidindo se hospedar aqui. Na minha opinião, para ser um lugar TOP na praia do sono basta ter: banheiro privativo, roupa de cama limpa e estar a beira mar.

Há 3 opções de hospedagem na Praia do Sono: camping, Airbnb ou pousada pelo Booking, como a Pousada Bicho do Mato ou Flora Hostel. Decidi alugar um chalé de frente para praia e foi uma excelente escolha, mas confesso que olhando os valores outro dia, me assustei pois estavam bem acima da diária que eu paguei na época. Dando uma pesquisada aqui, confesso que o Flora hostel pode ser bem bacana caso esteja indo e queira interagir e fazer novas amizades. Está bem avaliado no booking e as últimas avaliações dos hóspedes são positivas.
*caso já tenha ido à Praia do sono e tenha curtido a hospedagem escolhida deixe um comentário no final desse post assim conseguiremos enriquecer ainda mais esse conteúdo.

O que levar para a Praia do Sono

Tá aí um ponto que necessita ser avaliado com cuidado aqui. A praia do sono possui um vendinha ou outra, tudo muuuito simples. Recomendo fortemente que você não esqueça repelente e filtro solar, caso contrário, sofrerá as consequências disso. Leve produto sobrando, nada que esteja no final, visto que provavelmente não conseguirá repor nenhum produto por lá e os mosquitos não dão trégua.

Como eu fiz quando estive por lá

Levei bebida e até algumas coisinhas para comer, por esse motivo optei por ir de barco. Mas o que pude perceber é que é perfeitamente possível comer pratos feitos saborosos que cabem no bolso. Você amará esse destino se estiver em busca de simplicidade, ar puro e um belo pôr do sol.

O que fazer na Praia do Sono

É engraçado o que eu vou dizer aqui: mas você pode fazer várias coisas ou optar por não fazer nada. A Praia do Sono pode te revigorar, mas também pode te cansar. Afinal, é possível acordar cedinho para fazer trilhas e conhecer a praia de Antigos, a praia de Antiguinhos e a Cachoeira das Galhetas, pegar sol, tomar banho de mar, olhar as estrelas (o céu fica recheado delas, coisa mais linda do mundo), ler um bom livro e repetir tudo novamente.

1. Fazer a trilha e conhecer tanto praias quanto cachoeiras

Para conhecer as outras praias a partir da Praia do Sono, é preciso fazer trilhas. Através desses percursos você conhece as Praias Antigos e Antiguinhos, Praia de Ponta Negra e as Cachoeiras das Galhetas e Saco Bravo. Se sua viagem será mais curtinha ou até um bate e volta, é super possível conhecer todos esses lugares incríveis em um dia só :) A trilha dura aproximadamente 30 minutos e é considerada de dificuldade média.

Logo depois de enfrentar a trilha de 30 minutinhos, você encontra a Praia de Antigos, com água super clarinha e pouquíssima gente. Eu amo! Para quem quer sossego, é o melhor lugar. Mas lembre-se que não pode acampar por lá, só visitar hein! Andando por mais 30 minutos você chega na Cachoeira das Galhetas, vale super a pena! E se continuar o percurso por mais uns 30 minutos, chega a última praia, Ponta Negra. Geralmente é a mais cheia, mas a vantagem é que você consegue voltar para a Praia do Sono de barco por um valor de 35 reais, assim você não precisa enfrentar a trilha de volta que será de 1:30h aproximadamente.

Se você quer arriscar um pouquinho mais no quesito trilhas, é possível conhecer a Cachoeira do Saco Bravo! Você precisa chegar até Ponta Negra (1:30h de trilha aproximadamente como já disse anteriormente) e depois continuar por mais 2h30min. Haja chão! E cuidado que o percurso é de nível mais puxado, pois é bem íngreme. Mas a cachoeira é linda demais, se você tem pique, vale a pena :) É possível voltar de barco, mas é preciso combinar direitinho antes.

Outra dica para quem não quer enfrentar uma trilha tão longa para chegar em uma cachoeira como é em Galhetas, é possível visitar a do Jacaré, que fica só a 20 minutinhos da Praia do Sono. Mas a de Galhetas é mais legal!

2. Pegar sol e tomar banho de mar

Praias e cachoeiras? Bora pegar um solzinho e se molhar! O mar é bem calmo, a água super clara e as praias bem tranquilas, então vale super a pena realmente deitar na areia, relaxar e quem sabe até levar uma cervejinha para fechar com chave de ouro e refrescar seus dias na Praia do Sono.

3. Colocar a leitura em dia

Como as praias são em sua maioria bem tranquilas, é super possível colocar a leitura em dia enquanto relaxa na areia. Perfeito para quem tá aproveitando as férias!

4. Ver o pôr do sol

Para terminar o fim de tarde, super recomendo ver o pôr do sol na praia. Nada mais lindo, não é mesmo? É o momento perfeito para agradecer pela vida e apreciar a beleza presente nas pequenas coisas, principalmente na natureza que a gente tem por aqui <3

5. Fazer uma fogueira e olhar as estrelas

Depois de aproveitar as praias e cachoeiras da região, que tal fazer uma fogueira e admirar as estrelas? É um lugar perfeito para aproveitar a natureza à noite. Também pode ser uma opção bem romântica para os casais, que tal abrir um vinhozinho para fechar o dia?!

Dicas importantes

  • Se você se prende muito ao celular ou internet, a Praia do Sono pode ser um problema! Por lá você quase não encontra sinal ou 3G. É uma ótima oportunidade para se desapegar um pouquinho da vida virtual e prestar mais atenção na natureza.
  • Chove mais no verão que no inverno, então planeje-se quanto ao que levar na viagem. Se for acampar, leve o que precisar para estar preparada(o) para chuva.
  • Fuja dos feriados, pois o local fica bem cheio, principalmente Ano Novo. O melhor da Praia do Sono é o sossego, então escolha direitinho a data da viagem para aproveitar ao máximo.
  • Leve dinheiro! Por conta da conexão ruim na região, é meio difícil usar cartões, e lá não possui caixa eletrônico para saques. É possível encontrar caixas apenas em Paraty.

Gostaram da Praia do Sono? Este post te ajudou? Deixe aqui nos comentários! Se tiver qualquer dúvida sobre o destino, só mandar. Terei prazer em te ajudar! ♥

👉 Se você for planejar uma viagem, não esqueça de usar os links abaixo. Dessa forma, você me ajuda a criar cada vez mais conteúdo de qualidade para os leitores do blog ;)
É só salvar os links abaixo nos seus favoritos e sempre que for comprar uma passagem ou reservar um hotel, lembrar de clicar neles. Obrigada!!!

Deixe uma resposta