Eu já não saio de casa há meses, exceto para ir ao supermercado ou alguma outra escapada essencial. Definitivamente o corona vírus parou o mundo! Adiei várias passagens para 2021 e obviamente, fiquei extremamente reflexiva sobre tudo o que está acontecendo. E é claro, que de vez em quando, me pego pensando em quando vou poder viajar de novo. Sendo assim, resolvi elaborar um resumão de tudo o que teremos que levar em consideração quando o momento pós pandemia chegar.
LEIA TAMBÉM: Diário da quarentena: Meses Maio e Junho
Turismo pós pandemia: Quando será possível voltar a viajar
Esse ano de 2020 tá punk né? Mas em algum momento as coisas irão se acalmar, só não sabemos ainda quando isso irá acontecer. Segue uma breve análise das previsões do turismo pós coronavírus.
Previsões para viagem pós COVID
- Fronteiras abertas, mas até quando?
- Cuidados nos aeroportos
- + Viagens de carro, – viagens de ônibus
- Viagens nacionais deverão ser priorizadas
- Menos quantidade, mais qualidade
- Viagem internacional, vai arriscar?
- Intercâmbio e cruzeiro, nova realidade
1. Fronteiras abertas, mas até quando?
A verdade é que os números e notícias sobre a pandemia mudam todos os dias. Então a questão que deve ser analisada não é apenas se as fronteiras de determinado país estão abertas ou fechadas, mas se realmente você conseguirá se manter em outro país caso algo aconteça e ele mude as regras do jogo enquanto você estiver por lá.
Desse modo, tenha em mente que, sem vacina, ao entrar em qualquer país do mundo você ficará extremamente vulnerável. Está disposto a sair do Brasil para se aventurar em terra estrangeira sem estar imunizado da doença? Acha que vale a pena arriscar?
2. Cuidados nos aeroportos
Embarcar nem tão cedo será fácil como antes. Eu não sei você, mas muitas vezes viajava com apenas uma mochila e fazia meu check-in dentro do uber mesmo pelo celular, a caminho do aeroporto. Chegando lá, nem me preocupava em passar pelo balcão, só rolava um pit stop para tomar um café na Kopenhagen (que eu amo) e já me direcionava para o portão de embarque.
Agora fico só imaginando como será essa loucura toda! Obviamente terá medição de temperatura ou quem sabe, se tornará imprescindível a apresentação de um atestado médico que comprove ausência dos sintomas de COVID para embarcar. Só o tempo dirá.
Mas uma coisa é certa, o tempo de chegada ao aeroporto deverá ser maior para passar por tanta burocracia.
Com a chegada da vacina, creio que será obrigatória a apresentação de um comprovante de vacinação do COVID, assim como hoje já acontece atualmente com o de febre amarela.
3. + Viagens de carro, – viagens de ônibus
Penso que é por aqui que todos iremos recomeçar nossas andanças. Viajar de carro próprio viabilizará nossas escapadas e nos dará segurança, enquanto fazer uma trip de ônibus despertará o medo da contaminação. Como permanecer horas e horas dentro de um ônibus, com ar condicionado, e pouquíssima e/ou nenhuma ventilação?!
4. Viagens nacionais deverão ser priorizadas
Creio que os destinos nacionais serão os mais buscados pelos brasileiros e o retorno das viagens aéreas dará o pontapé inicial por aqui. Afinal, ao menos você estará no seu país, com seu plano de saúde ativo (se este tiver abrangência nacional) e falando a sua língua.
5. Menos quantidade, mais qualidade
Torço para que no momento pós pandemia uma maior valorização (creio nisso) da viagem de diversão/cultural visando não a quantidade de viagens, mas a qualidade de cada uma delas.
A primeira coisa que vem a cabeça enquanto escrevi esse subtítulo, foram alguns roteiros de viagens que já vi (muitas vezes da Europa), onde as pessoas optaram por conhecer 4 ou até mesmo 5 países em apenas 15 dias. E sim, entendo que muitas vezes é questão de oportunidade, a passagem aérea é cara e por isso é preciso aproveitar.
Mas bora refletir: se você deseja passar por todos esses lugares de forma corrida, será que vale a pena se aventurar numa viagem cara e cansativa para simplesmente fazer umas fotos nos pontos turísticos mais famosos e tchau?! Acho que essa questão de sonhar, valorizar, desbravar o destino de verdade talvez aflore um pouco mais.
6. Viagem internacional: vai arriscar?
Em 2020 não vejo possiblidade alguma para uma viagem internacional. Muito se falou sobre o fechamento das fronteiras da Europa, e mesmo que estas abram ainda este ano, o fechamento pode voltar a qualquer momento. Ou seja, se a fronteira fechar e você não puder retornar, prepara o bolso, porque seu preju será em euro! Portanto, te respondendo essa pergunta, eu não arriscaria fazer uma viagem internacional em 2020!
7. Intercâmbio e cruzeiro, nova realidade
- Cruzeiro: Eu nunca fiz um e agora, pós corona, certamente adiarei um pouco mais. Os cruzeiros estão parados, mas estão se preparando para voltar. Confesso que fiquei chocada quando li essa informação. Fiquei pensando nas cabines apertadas, nas áreas comuns, na alimentação. Pelo que li, estes permanecerão perto de casa e o self-service será totalmente eliminado.
- Intercâmbio: Para minimizar o transtorno causado pela pandemia, todas as agências de intercâmbio estão permitindo a remarcação da trip uma única vez, sendo que a nova viagem terá que acontecer no máximo 24 meses após a data da viagem original.
Cancelar ou remarcar a viagem por conta da pandemia: O que fazer
Empurrei 4 viagens para 2021, deixei as datas em aberto para poder pensar com calma mais para frente. Mas cada caso é um caso.
Primeiro você deve avaliar (dentro do possível) como estará a sua vida pós pandemia, em 2021. Acha que conseguirá tirar férias? Essa viagem que você adiará se encaixaria no mês das suas férias? Pergunto isso porque pode ser que o seu destino tenha um período ideal para ir. E se este for o caso vcoe teria que reorganizar tudo junto.
Para cancelar ou remarcar uma viagem internacional, você também deve avaliar a questão do dólar ou euro. Se já tem a moeda comprada, pode até ser ok empurrar para o ano que vem. Mas se ainda não tiver nada trocado, pense melhor. Avalie bem, pois (em muitos casos) é possível solicitar o cancelamento e receber o reembolso integral do bilhete. Talvez esta seja a opção mais segura no momento. Só quero te pedir cautela quando for decidir cancelar ou remarcar a sua viagem, porque em quase 100% dos casos a alteração só pode ser feita uma única vez. Pense com calma e boa sorte!
VEJA: O que fazer durante a quarentena.
Quando será seguro voltar a viajar?
Ainda vai demorar um tempo para podermos viajar em segurança. Temos pessoas voltando a praticamente todas as suas atividades (inclusive academia) como se tudo já estivesse normalizado, mas não está! Só porque lojas e alguns serviços voltaram a funcionar não significa que estamos imunes à doença.
Mas a pergunta que não quer calar é: quando vou poder viajar de novo?
A única maneira realmente segura para voltarmos a viajar principalmente quando falamos de viagens internacionais, será depois da vacina.
Enquanto esta não chega, é possível acompanhar de perto no site Viaje na Viagem como está a pandemia em cada destino brasileiro. Está rolando um painel que é atualizado todas as terças feiras sobre Coronavírus e Turismo: situação em 100 destinos no Brasil.
Para manter-se ainda mais informado acesse:
*verifique os dados encontrados neste site em outras fontes também, pois nem sempre ele está atualizado.
LEIA TAMBÉM: Isolamento social – Você precisa mesmo ocupar o tempo?
Torcendo para a gente superar mais essa e conseguirmos voltar a viajar de novo logo, logo!
Bela reflexão Tati. Também me pergunto isso, de quando poderei voltar a viajar, ver gente, abraçar as pessoas. Coisas normais que fazíamos. A verdade é que não sabemos como será o nosso “novo normal”, então o melhor é termos cautela e cuidarmos uns dos outros. Por que isso vai passar sim 🙌😘 Feliz Páscoa 🐰
Brigada Marcinha. Falou tudo, a palavra da vez é cautela! Vamos aguardar e torcer. Feliz Páscoa! Beijoca
O jeito é aproveitar a quarentena pra montar 9327 roteiros de viagem pro resto da vida! :)
Eu sou agente de viagem e acredito que ainda não está na hora de viajar. Achei as suas dicas boas, para que os viajantes possam ter uma orientação futura. Sugiro que o próximo destino, após pandemia, seja em resorts ou destinos específicos para evitar aglomeração. Fiz uma lista deles para os meus clientes.
Dani, realmente preparei esse post visando lá na frente. Fico feliz que tenha gostado.
Quando poderei viajar de novo é uma das minhas principais perguntas TODOS os dias. Espero que seja em breve ou, ao menos, no início do ano que vem! Estamos torcendo para que a crise do COVID-19 termine em breve com a criação da vacina!
Não vejo a hora dessa vacina chegar Victoria!
A melhor maneira de aproveitar essa quarentena e não surtar pensando “Quando vou poder viajar de novo” é planejar vários roteiros para cada mês do ano e ir viajando sem sair de casa!
Boa saída Bruno!
Concordo com você, acho que em 2020, será mesmo impossível viajar! Estou aproveitando para pesquisar mais sobre os destinos que quero conhecer para tentar viajar em 2021! Tomara que até lá ja possa viajar de novo! Mas por enquanto … só pesquisas
Tão difícil definir exatamente quando poderemos viajar de novo, né? Até porque o pós pandemia ainda não existe, já que a pandemia ainda está rolando. Enfim, também acho que em 2020 será bem difícil. Por ora, estou me limitando a pesquisar e sonhar com destinos no futuro. Rezando pra que em 2021 as coisas fiquem melhores no mundo todo!
Exatamente Dhebora! Só aguardando para ver! Espero que tudo se ajeite da melhor maneira possível em breve!
A situação pandemia está (um pouco) mais controlada em Portugal mas cancelei todas as viagens de 2020. Farei apenas algumas roadtrips perto de casa.
Ruthia que essa pandemia fique logo para trás em todos os países! Brigada por passar por aqui.
“Quando vou poder viajar de novo?” é a pergunta que anda atormentando quem tanto ama sair pelo mundo, né? Seguro só vai ser depois da vacina, né? Também acho que as pessoas passarão a fazer mais viagens de carro no Brasil. É torcer para que em 2021 tudo se resolva.
Concordo com você Anna! Obrigada pelo comentário.
A pergunta que não sai da minha cabeça: quando vou poder viajar de novo? Muitos interessante seu post, colocando em perspectiva todos os fatores envolvidos nessa equação… Vamos torcer para ano que vem estarmos voando pelo mundo de novo!
Vamos sim Marina!
Um questionamento que deve estar na cabeça de todo mundo, sobretudo os viajantes frequentes é esse mesmo de “quando vou poder viajar novamente?” Imagino que essa dúvida está na cabeça de todo mundo. Eu sou super otimista mas já remarquei tudo pra 2021 e com ressalvas. Sem vacina não pretendo ir muito longe.
Maria, é exatamente isso! Estou na mesma!