Saindo do Aeroporto do Porto usando transporte público

661

Essa é a opção de transporte público que usamos para chegar ao nosso hotel no Porto. Ao embarcamos no Aeroporto de Lisboa nos foi perguntado se gostaríamos de pegar nossa mala no Porto (faríamos uma parada de uma noite na cidade) ou se preferíamos retirar toda a bagagem apenas quando chegássemos ao Rio. Preferimos a segunda opção (até porque ficaríamos uma noite só), e isso acabou nos dando mobilidade para pegar o metrô. Fiquei tendo que me deslocar apenas com a mala de bordo mesmo.

Minha experiência

Ao desembarcar no aeroporto do Porto já é possível visualizar placas indicando o caminho para a estação de metrô do aeroporto. Assim que chegamos tivemos que comprar o bilhete andante (há diversos tipos caso queira entender melhor, leia aqui) que custou €0,60 euros e carregamos com apenas um trecho z4 que custou €1,85. Até perguntei se o cartão Viva Viagem que usei em Lisboa serviria mas recebi não como resposta. :(

Esse bilhete seria suficiente para a chegada no hotel Carris Porto Ribeira (clique e veja no booking). Tem umas 4 ou 5 máquinas na estação e quem manuseia é você. Não achei difícil. Na primeira tela você informa se deseja comprar ou apenas carregar o cartão. No meu caso, tive que comprar. Depois você coloca se deseja azul, gold ou turista. Acho que é isso. Eu como só necessitava da ida paguei 1,85+0,60 = €2,45 euros. E o cartão é seu, podendo ser carregado futuramente. Ele tem validade de 1 ano.

Atenção!

Há um ponto muito diferente para nós brasileiros, nas estações do Porto assim que você ver um validador passe o cartão e vendo a luz verde você pode ficar descansado pois sua viagem foi validada. Uma outra coisinha, se ficou na dúvida se deu certo ou não, passe novamente, não será cobrado mais uma vez não. Saiu dessa linha e vai pegar outra? Então não esqueça de validar novamente. Essa validação é obrigatória. A viagem toda demorou cerca de 48 minutos, e seguiu assim:

Aeroporto / Trindade linha D
Trindade / São Bento linha E

Chegando na estação de São Bento saímos no Largo de São Domingos e ao sair da estação a vista era essa aí de baixo:

Descemos a rua, e facilmente chegamos ao Hotel. Não levou mais de 7 minutos, bom até acredito que levou sim, pois paramos para fotos. Foi impossível resistir… Então se tivesse ido de taxi o valor médio seria de €20,00 euros.

Voltei no dia seguinte da Estação São Bento para o aeroporto do mesmo modo e como tinha o cartão mas não possuía mais crédito carreguei com apenas €1,85 mesmo.

Resumindo

Valeu demais fazer esse trajeto de metrô e isso me gerou uma grande economia:
Metrô ida + volta
0,60×2 + 1,85×2 + 1,85×2 = 1,20 + 3,70 + 3,70 = €8,60 euros

Táxi ida + volta
20,00 + 20,00 = €40,00 euros

40,00 – 8,60 = €31,40 euros

Isso mesmo a economia foi de no mínimo €31,40 euros. Fica a dica!
Espero que tenham gostado do post e até a próxima…   :)