Roteiro Trancoso: o que fazer, onde ficar e mais

0
3624
Trancoso

Post atualizado em fevereiro de 2022.

Trancoso é uma lindeza! Fui em junho de 2017, era minha primeira vez no sul da Bahia e seria impossível conhecer tudo, então escolhi Trancoso. É um destino incrível, com muitas praias, restaurantes maravilhosos e pousadas fofíssimas. A cidade fica a 70km de Porto Seguro e é um charme só. Várias casinhas coloridas lindas que servem de ótimo cenário para aquela foto perfeita de viagem. Confira neste post o roteiro da minha viagem para Trancoso.

Roteiro Trancoso

1º dia – Chegada

Cheguei a Trancoso quase de noite. Optei por contratar um transfer particular, o contato é (73) 9991-4809. Assim que cheguei, logo fui fazer o check-in na Pousada Calypso, minha escolha de hospedagem nessa viagem. Falo detalhadamente o que achei da pousada neste post, mas posso dizer que curti muito a experiência. A Calypso é simples, mas super charmosa. É muito bem localizada e possui café da manhã deliciosa, duas coisas que prezo muito na hora de escolher a hospedagem. Super recomendo a pousada, se quiser há outras opções que também acho bacanas aqui.

Depois de fazer o check-in na Pousada Calypso, fui jantar no maravilhoso restaurante Silvana e Cia. Tudo era delicioso, o site oficial está aqui se quiser dar uma olhada. Após ficar satisfeita comendo muito bem, fui descansar, pois o dia seguinte seria corrido!

2° dia – Praia dos Nativos e Praia dos Coqueiros (Trancoso)

No meu segundo dia neste paraíso, fui conhecer as Praias dos Nativos e dos Coqueiros. A Praia dos Nativos é uma das praias mais próximas do Quadrado. Ela possui uma extensa faixa de areia e é ótima para sentar, relaxar e aproveitar. Já a Praia dos Coqueiros fica um pouco mais distante, então se você tiver de carro, facilita a locomoção.

Praia dos Coqueiros

Eu curti as duas praias, são lindas. Não esqueça de conferir se as barracas tem consumação mínima para não haver surpresas. Algumas barracas mais baratas para você economizar são Barraca do Jonas e Silvana e Cia.

3° dia – Praia do Espelho

No terceiro dia eu optei por conhecer a Praia do Espelho, outra lindeza da região. Contratei o transfer particular do qual falei acima no post e foi uma ótima experiência. Como não dirijo e estava sem carro nesta viagem, o transfer particular me ajudou muito. A Praia do Espelho fica um pouco distante do Quadrado, mas vale super a pena o deslocamento. Esta praia já foi eleita como uma das mais bonitas do Brasil pelo The Guardian. Quando a maré está baixa, é possível ver espelhos d’água, por isso o nome da praia. Para quem estiver de carro, há estacionamento na região.

4° dia – Arraial d’Ajuda

Agora é hora de conhecer Arraial d’Ajuda, um vilarejo muito simpático onde as pessoas só andam de chinelo com pé na areia. Eu fui de ônibus, a viagem durou aproximadamente 1h. É possível comprar a passagem pela companhia Água Azul. É a opção mais barata que achei.

5° dia – Praia dos Coqueiros e Rio da Barra (Trancoso)

Decidi voltar à Praia dos Coqueiros no 5º dia. Além dela, fui conhecer a Praia do Rio da Barra. Eu curti muito a praia, mas é bem caro por lá. O valor mínimo de consumação é em torno de 100 reais. Planeje-se bem antes de ir. Mas vale super a pena a visita!

6° dia – Retorno

Acabou a viagem :( Sempre fico triste quando termina meus dias em paraísos como Trancoso. Foi uma experiência incrível e voltaria muitas e muitas vezes neste lugar.

Considerações finais

O que modificaria no meu roteiro? Tudo depende do objetivo. Desde o início, não queria ficar abrindo e fechando mala, ou seja, pipocando de uma cidade para outra. Então, optei por ficar em Trancoso e fazer alguns bate e volta. Se gostei? Muito! Eu não aluguei carro, e se pretende fazer o mesmo, clique aqui e confira como chegar na cidade utilizando o transporte público. Se estiver em busca de tranquilidade, recomendo reorganizá-las em viagens separadas, para realmente poder descansar e sentir a cidade, percorrer suas ruas, conhecer gente, fazer novas amizades. Por isso, comentei lá no início qual o objetivo principal da sua viagem.

Praia do espelho

Quando for visitar Trancoso, fique por lá. Vá à praia até cansar, faça uma bela caminhada a pé, andando devagar. Ou se preferir, escolha uma barraca ou restaurante com uma boa infraestrutura e passe o dia. Se quiser ainda, é possível agendar uma massagem extraordinária com a Silvana, massagista. É revigorante, podendo ser feita na praia ou se preferir no quarto do hotel mesmo. Eu a conheci por acaso quando ela ofereceu seu serviço na praia dos Coqueiros, e foi só alegria (contato da Silvana: (73) 9976-2252).

Eu não mudaria praticamente nada no meu roteiro. Foi enxuto, mas calmo. Foi possível descansar e recarregar a bateria. Mas se puder, aumente em 1 ou 2 dias a sua estadia na cidade e com toda a certeza ficará perfeito.

Este post te ajudou? Deixe aqui nos comentários!

Deixe uma resposta